ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/01/2026
Mulheres representam mais de 40% dos empreendedores de supermercados autônomos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/01/2026

Foto: Adobe Stock
A participação feminina no empreendedorismo brasileiro segue ampliando presença em diferentes segmentos, com destaque para o varejo de proximidade. Levantamento interno da InHouse Market indica que mais de 40% dos licenciados da rede são mulheres. A empresa registra mais de 1.800 lojas inauguradas em 323 cidades do país.
Os dados acompanham um movimento observado em âmbito nacional. De acordo com o Relatório Técnico de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, em 2024 as mulheres representaram 34% dos empreendedores no Brasil, com avanço em setores como tecnologia, serviços e comércio digital.
No varejo de proximidade, o perfil das empreendedoras se mostra mais concentrado. A maioria das mulheres licenciadas está na região Sudeste, tem entre 35 e 44 anos, é mãe e utiliza o modelo de mercados autônomos como fonte de renda principal ou complementar, em função da flexibilidade operacional.
“Os mercados autônomos criaram uma porta de entrada muito concreta para o empreendedorismo feminino. É um modelo que reduz barreiras, permite começar com mais segurança e oferece flexibilidade real de gestão”, afirma Leonardo de Ana, cofundador da InHouse Market.
Nossos e-mails e portal mudaram para samais.com.br. Fique atento ao acesso ao site e ao recebimento da sua newsletter
Notícias relacionadas
ExpansãoVarejo de proximidade lidera aberturas e acelera adoção de tecnologia
varejo automatizado"Vending machines" ganham espaço no varejo com avanço da tecnologia
Varejo InternacionalÚltimas vagas! Não perca a oportunidade de embarcar na viagem para a Euroshop + imersão no varejo de Londres
Oportunidades de Crescimento







