06/02/2026
Varejistas ampliam uso de IA, mas enfrentam limitações de infraestrutura
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2026

Foto: Adobe Stock
Os varejistas ampliaram investimentos em tecnologia e inteligência artificial nos últimos 12 meses, mas ainda enfrentam limitações ligadas à infraestrutura. O estudo da Kyndryl aponta que 48% dos líderes do setor atualizaram sistemas de TI, enquanto quase um quarto cita dívida técnica como obstáculo.
"O varejo está entrando em uma era crítica em que todo investimento em tecnologia deve provar seu valor. Os varejistas passaram anos sobrepondo novas tecnologias sobre sistemas legados, mas o próximo ano exige uma transição da expansão para a integração. Aqueles que equilibram operações físicas com inteligência digital, enquanto implementam agentes de IA responsáveis, vão definir o ritmo do futuro", disse Rachel Calhoun, Vice-Presidente Global de Varejo da Kyndryl.
Com mais de 80% das vendas no varejo ainda ocorrendo em lojas físicas, os varejistas estão percebendo que o sucesso omnicanal depende menos da adição de novas capacidades e mais da disciplina operacional e da unificação dos sistemas.
Principais conclusões do relatório:
Voltar ao básico definirá vantagem competitiva no varejo: a maioria das vendas permanece nas lojas, então os varejistas estão mudando o foco para a precisão do estoque, racionalização das unidades de manutenção de estoque e agilidade em nível de loja.
Sistemas omnicanal precisam de integração urgente: apenas 15% dos líderes do varejo acreditam que usam seus sistemas omnichannel ao máximo, com o restante prejudicado por complementos digitais fragmentados e fluxos de trabalho manuais.
Superando barreiras à adoção de IA Agêntica: embora os líderes do varejo tenham aumentado seus investimentos em IA, o progresso é bloqueado por silos de dados e resistência organizacional. O sucesso exige incorporar frameworks de IA que operem de forma autônoma dentro de estruturas de governança claras.
Dívida técnica ameaça inovação: quase um terço dos líderes do varejo relata que redes, armazenamento e servidores críticos estão no fim do serviço. Quase metade afirma que a inovação é atrasada por questões fundamentais de tecnologia pilha.
A transformação da força de trabalho do setor varejista está acelerando: 89% dos líderes do varejo acreditam que a IA transformará completamente os cargos do setor varejista nos próximos 12 meses, mas apenas 33% expressam preocupação com a aprimoração de habilidades de funcionários cujas funções são afetadas pela IA.
Nossos e-mails e portal mudaram para samais.com.br. Fique atento ao acesso ao site e ao recebimento da sua newsletter
Notícias relacionadas
InovaçãoComércio unificado e inteligência artificial ganham papel estrutural em nova fase do varejo
InovaçãoGrupo Zonta impulsiona marca da Ambev com estratégia 360º e tem picos de vendas de até 72%
InovaçãoGiga Atacado entra no digital com lançamento de e-commerce e aplicativo
Missão NRF 2026







