06/02/2026
Walmart e Sam’s Club integram modelo de IA do Google à experiência de compras nos EUA
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/01/2026

Foto: Adobe Stock
A integração de ferramentas de inteligência artificial ao e-commerce de empresas do varejo alimentar avançou com o anúncio de uma parceria entre Walmart e Google, feita na NRF para incorporar o modelo Gemini à jornada de compras do Walmart e do Sam’s Club.
A iniciativa começa pelos Estados Unidos, com previsão de expansão para outros mercados. A proposta é fazer com que o sistema apresente automaticamente produtos disponíveis nas plataformas da varejista sempre que houver relação com a busca realizada. Ao solicitar sugestões de itens, o consumidor passa a receber opções de acordo com o estoque do Walmart e do Sam’s Club.
Além disso, a integração permite personalizar recomendações a partir do histórico de compras, desde que as contas estejam vinculadas. Com isso, torna-se possível combinar novos pedidos com itens já adicionados ao carrinho e acessar benefícios vinculados a programas de fidelidade, como Walmart+ e Sam’s Club.
Outro eixo da parceria está na logística. A expectativa é reduzir prazos de entrega para menos de três horas, com possibilidade de envios em até 30 minutos em determinados casos.
Na avaliação do Walmart, a adoção de agentes baseados em inteligência artificial sinaliza uma mudança estrutural na forma como consumidores interagem com plataformas de compra. Do lado do Google, a tecnologia é vista como um recurso capaz de atuar em diferentes etapas da jornada, desde a descoberta de produtos até a entrega.
Fonte: IstoÉ Dinheiro
Notícias relacionadas
InovaçãoVarejistas ampliam uso de IA, mas enfrentam limitações de infraestrutura
ExpansãoWalmart se torna supermercado mais valioso do mundo
InovaçãoComércio unificado e inteligência artificial ganham papel estrutural em nova fase do varejo
Inovação







