11/02/2026
8 em cada 10 tomadores de decisão estão sob forte cobrança para reduzir rupturas e ampliar visibilidade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/01/2026

Foto: Adobe Stock
A pressão para reduzir rupturas de estoque e ampliar a visibilidade em tempo real tem se intensificado no varejo latino-americano, segundo o 18º Estudo Global Anual do Consumidor, da Zebra Technologies. Mais de 8 em cada 10 tomadores de decisão reconhecem estar sob forte exigência para melhorar esses indicadores, em um contexto de inflação persistente, maior comparação de preços e expectativas por jornadas de compra mais fluidas.
O levantamento mostra que 60% dos consumidores da América Latina afirmaram ter saído de uma loja nos últimos três meses sem concluir a compra. Embora o percentual represente uma melhora em relação ao ano anterior, ele segue como o mais alto entre as regiões analisadas. Para analistas do setor, o dado está relacionado a falhas operacionais que afetam a experiência do consumidor e a confiança nas marcas.
O estudo também aponta mudanças no comportamento de compra. Entre os entrevistados, 78% afirmam que buscar promoções ou descontos se tornou mais importante do que antes, enquanto 81% dizem ter maior probabilidade de comprar quando recebem ofertas personalizadas.
A combinação entre sensibilidade ao preço e expectativa por relevância tem levado empresas a rever o uso de dados, análises e inteligência artificial na tomada de decisão. De acordo com o estudo, a necessidade de antecipar a demanda, integrar canais e responder de forma mais ágil passou a ocupar posição central nas estratégias das empresas.
Outro ponto destacado é a diferença entre a percepção dos executivos e a experiência efetiva do cliente. Em processos como disponibilidade de produtos, devoluções e rapidez no pagamento, as empresas tendem a superestimar o nível de satisfação dos consumidores em até 13 p.p. A desconexão ajuda a explicar por que parte das iniciativas de crescimento não alcança os resultados esperados.
Notícias relacionadas
Comportamento do ConsumidorBusca por conveniência altera padrão de compra dos millennials
Comportamento do ConsumidorIA apoia pesquisa de preços, mas decisão de compra segue com consumidor
ConsumoRuptura sobe em dezembro, mas média anual registra queda
Jornada do consumidor







