A “crise” das canetas emagrecedores abre 2 oportunidades no varejo alimentar: é só não cometer esse erro!SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colaboradores multigeracionais impulsionam mudanças na gestão de lojas

14/02/2026

NEWSLETTER

A “crise” das canetas emagrecedores abre 2 oportunidades no varejo alimentar: é só não cometer esse erro!SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ozempic Comportamento de Consumo ConsumoCanetas emagrecedorasMounjaro

A “crise” das canetas emagrecedores abre 2 oportunidades no varejo alimentar: é só não cometer esse erro!

POR Alessandra Morita

EM 13/02/2026

Good Fuel

A Co-op, do Reino Unido, lançou uma marca própria voltada a usuários de canetas emagrecedoras.  A varejista é apontada como um exemplo bem-sucedido
por não cometer o mesmo erro que sua concorrente Morrisons. Confira no texto abaixo


Que as canetas emagrecedoras estão remodelando o consumo e reduzindo a presença de alguns produtos nos lares onde há pessoas que utilizam esses medicamentos, não há dúvidas.


Mas o que tem sido encarado como a deflagração de uma nova “crise” nos supermercados e atacarejos precisa ser analisado com o viés da oportunidade. Essencialmente, à medida que a falta de apetite provocada por esses medicamentos altera os motivadores de compra, os consumidores tendem a priorizar porções menores com maior densidade nutricional.

E é aí que surge uma nova possibilidade de venda para o varejo alimentar, envolvendo os produtos e as refeições de preparo na própria loja.

Como há maior controle e flexibilidade sobre esses produtos, os varejistas podem criar opções mais saudáveis, naturais e com nutrientes e vendê-las em porções menores na rotisseria ou na padaria do supermercado.

Já a segunda oportunidade reside em evitar um erro que, de acordo com a plataforma de inteligência GlobalData, o varejo do Reino Unido tem cometido. Cabe às redes de supermercado do Brasil evitá-lo.

Por lá, muitos varejistas, como a poderosa Morrisons, estão ampliando as marcas próprias de produtos com esse perfil e rotulando-as para o nicho de usuários de GLP-1, princípio ativo de medicamentos como o Ozempic.


A estratégia é considerada equivocada por Eleanor Simpson-Gould, analista sênior de varejo da GlobalData. Veja o que ela diz, em relatório divulgado pela consultoria: “Os supermercados precisam ampliar as linhas inspiradas em GLP-1, mas devem destacar os benefícios com um apelo universal, como alto teor de proteína, alto teor de fibras e alta densidade nutricional, em vez de focar o marketing exclusivamente na terminologia GLP-1. Os vencedores serão os varejistas que tratarem as refeições inspiradas em GLP-1 como ‘saudáveis’, e não como ‘para quem usa GLP-1’.”


Nesse sentido, a especialista destaca como bons exemplos as varejistas Co-op e Marks & Spencer. A primeira lançou, em janeiro de 2026, as linhas “Good Fuel” e “Power Your Plate”, que oferecem refeições ricas em nutrientes em porções pequenas. Embora pensadas para quem usa canetas emagrecedoras, a comunicação desses produtos também é voltada a outros perfis de clientes. O mesmo conceito é seguido pela Marks & Spencer.


O estudo da GlobalData também alerta as empresas do setor para que o uso desses medicamentos não está associado à retirada de categorias da cesta, mas em comer menos e melhor. E isso exige escolhas e estratégias mais cirúrgicas do varejo alimentar.


COMPARTILHAR
TAGS:Ozempic, Comportamento de Consumo, Consumo,Canetas emagrecedoras,Mounjaro
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AdobeStock_313868445Consumo

Custo-benefício é critério central para brasileiros

cervejaConsumo

Consumo de cerveja recua 25% nos fins de semana

AdobeStock_198186598Consumo

Setor de biscoitos, massas e pães cresce 3,2% em faturamento

AdobeStock_693012695 cervejaConsumo

Inflação da cerveja acumula alta de 5,97% no setor em 12 meses

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAIS.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados